terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PROJETO CIENTÍFICO - IDEOLOGIA NAS PARADAS DE SUCESSO

IDEOLOGIA NAS PARADAS DE SUCESSO 

Giovanna Aparecida Silva Cruz 

Resumo
É notória a influência dos meios de comunicação na atualidade. Um desses meios de comunicação é o rádio. O objetivo desta pesquisa é analisar a partir da teoria de A. Gramsci, o caráter ideológico das rádios de Marília, analisando os conteúdos transmitidos e sua influência sobre a vida dos ouvintes.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa; ideologia; cultura.

Introdução
De acordo com Tomazzi (2010, p. 189-190), a cultura brasileira é bem diversificada, onde se pode encontrar marcas evidentes de raízes indígenas, africanas, europeias, entre outras. Isso ocorre desde a culinária até a música.
Segundo Karl Marx, as ideias dominantes de uma determinada sociedade estão sempre relacionadas com a vida material e o seu modo de produção. Vivemos em uma sociedade capitalista e nossas ideias se referem a essa sociedade, a esse modo de produção.
De acordo com Gramsci, um certo tipo de vida e pensamento é dominante por influenciar valores, gostos, normas de toda uma sociedade, é a chamada hegemonia. Deacordo com T. Adorno, os meios de comunicação de massa têm papel decisivo na formação desses gostos e valores e se relaciona à massificação. Nesse sentido, podemos questionar se as rádios desempenham esse papel.
Justificativa
Diante do que analisou Gramsci, podemos questionar se as emissoras de rádio em Marília exercem tal influência sobre os gostos e valores de seus ouvintes.
Objetivos
O objetivo central deste trabalho é analisar a partir da teoria de hegemonia de A. Gramsci, a influência das rádios de Marília no que diz respeito aos valores e gostos dos ouvintes. Para tanto temos os seguintes objetivos específicos:
1-      Realizar revisão bibliográfica sobre o tema;
2-      Analisar o conteúdo transmitidos pelas rádios;
3-      Entrevistar ouvintes para analisar se há ou não a influência e se há, como ela ocorre.
Materiais e Métodos
O trabalho que pretendemos desenvolver constituirá de três etapas:
1-      Revisão bibliográfica (incluindo levantamento bibliográfico);
2-      Análise do conteúdo transmitido pelas com maior audiência na cidade de Marília;
3-      Realização de entrevista com os ouvintes a partir de questionários;
Referências Bibliográficas
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TOMAZZI, N. Sociologia para o Ensino Médio. 2ª edição.  São Paulo: Saraiva, 2010.

Levantamento Bibliográfico
ADORNO e HORKHEIMER. Ideologia. In: Temas básicos da sociologiaSão Paulo, ed. Cultrix, 1973.
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GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. RJ: Civilização Brasileira, 1986.
GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. SP: Circulo do Livro, 1982.
GRUPPI, L. O conceito de hegemonia em Gramsci. 4ªed. RJ: Edições Graal, 2000.
KATZ, H. Gramsci, hegemonia e as redes da sociedade global. Redes: Revista Hispana para elAnalisis de Redes Sociales, vol. 12, junio. Barcelona: UniversidadAutonoma de Barcelona, 2007.
MANHEIM, K. Ideologia e Utopia: introducción a laSociologíadelconocimiento.Madrid: Aguilar, 1973.
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SARTORI, G. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru: Edusc, 2001.
VIANA, N. Introdução à Sociologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.





Projeto publicado na revista científica eletrônica : http://www.marilia.unesp.br/#!/graduacao/cursos/ciencias-sociais/cepecs/pibid/ee-prof-amilcare-mattei/revista-estudantil/

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